quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

AS COMPETÊNCIAS DO FUTURO

O estudo sobre o impacto econômico da Olimpíada encomendado pelo Ministério do Esporte e realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), de São Paulo, mostra que os jogos movimentam 55 setores diferentes da economia.

A maioria das novas vagas, obviamente, será de cargos operacionais e mão de obra para construção civil. Mas todas as áreas vão demandar pessoas qualifi cadas. E aí está o desafi o: serão esses profi ssionais os responsáveis por transformar em realidade o que, por enquanto, são excelentes perspectivas. “O cenário é positivo, mas exigirá muita capacidade de profi ssionais e empresas para fazer com que essas oportunidades virem negócio”, diz Cláudio Garcia, presidente da DBM, consultoria de recolocação de executivos de São Paulo. Embora seja promissor, o cenário da próxima década para profi ssionais qualifi cados é exigente.

Esqueça a divisão entre competências técnicas e habilidades comportamentais. Daqui pra frente, esses dois lados serão exigidos ao máximo de todo mundo, sim, mas a exigência do mercado irá além. Em outubro, em uma pesquisa com CEOs do Brasil e de outros países latino- americanos, feita pela Economist Intelligence Unit, braço de pesquisas da publicação inglesa, o pensamento crítico apareceu como a competência mais importante para os próximos cinco anos para 81% deles. O que os presidentes estão procurando, aponta a pesquisa, são profi ssionais capazes de navegar em um ambiente de negócios globalizado e ultraconectado em redes. O cenário de negócios previsto para o Brasil será assim. “Para obter resultados, o profi ssional terá de lidar com a complexidade dos negócios, das relações e do mercado”, afi rma Cláudio, da DBM. “Os problemas serão inéditos e a pessoa precisa entender o que está ocorrendo para conseguir propor soluções.”

"Essa é a década dos ambiciosos comedidos. Construa seu espaço para subir sem ultrapassar a fronteira da ética"
Acácio Queiroz, presidente da Chubb

A consultoria Korn/Ferry, especializada no recrutamento de executivos, analisou uma lista de 70 competências e chegou a quatro dimensões que vão caracterizar o profi ssional de alto desempenho nos próximos anos. “São as chamadas competências diferenciadoras, que são difíceis de encontrar e difíceis de desenvolver”, diz Rodrigo Araújo, sócio da Korn/Ferry. Elas reúnem as habilidades de lidar com situações complexas, buscar informações em lugares surpreendentes, entender cenários e traduzi-los em oportunidades para a empresa (veja quadro ao lado). Como é possível adquirir essas competências? A sugestão de Rodrigo é: exponha- se a situações críticas, que vão exigir ao máximo de você e lhe renderão aprendizado. “O profi ssional desenvolve competências críticas quando enfrenta desafios significativos.”
Enfrente um mundo complexo
Competências necessárias para gerar vantagem competitiva

Lidar com complexidade – Disposição para lidar com todo tipo de problema ou pessoa e capacidade de sentir-se motivado diante de desafios complexos. Esse
profissional reage bem diante de conflitos e sabe passar mensagens e feedback negativos sem hesitar. Tem como hábito desafiar as normas e padrões estabelecidos.

Capacidade de inovar – Uma das principais carências dos executivos brasileiros. Para inovar é preciso identificar ideias revolucionárias. Isso se faz com um repertório amplo, adquirido por meio de interesses e conhecimentos variados. Esse profissional lança ideias no mercado e busca interlocutores para validálas. Avalia cenários futuros, mesmo sem todos os dados a seu dispor.

Hábito de aprender – Entregar resultados de forma consistente exige flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes cenários de negócio. O profissional precisa estar aberto ao aprimoramento contínuo por toda a vida. É preciso ter consciência de si mesmo e do impacto de suas decisões.

Gerenciar relacionamentos – Num mundo conectado, relacionamento é fundamental para dialogar com estilos e públicos variados e aceitar diferenças. É preciso estabelecer contatos eficazes com pares, superiores, subordinados e clientes. Gerenciar relacionamentos é ser capaz de encontrar o meio termo rapidamente numa negociação.

Um comentário:

  1. Natal...
    É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
    Bênçãos ao filho de DEUS
    União, amor, reflexão!

    Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
    harmonia, fraternidade
    Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
    Que ao som dos sinos
    O amor exploda em toda direção!

    FELIZ NATAL!
    UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

    ResponderExcluir