sexta-feira, 20 de março de 2009

Terra: planeta desperdício!


Na quarta-feira passada assisti a um programa do Canal Futura - Sala de Notícias- totalmente dedicado a questão da água, ou ainda de como estamos tratando mal nossas fontes de água.


Todos sabem que estamos vivendo um tempo onde nunca se falou tanto na questão ambiental. Inclusive, hoje todas as áreas buscam fontes alternativas para não afetarem tanto no futuro de nosso amado logradouro maior, a Terra. Exemplo disso são as empresas sérias que atuam com o desenvolvimento sustentável como a Natura, os prédios verdes como um da Petrobrás no Rio e outras que não são tantas assim, mas que já acordam para a realidade que estamos inseridos.


Do mesmo modo que todas as embalagens de margarinas, biscoitos, enlatados e outros produtos industrializados revelam 0.000% de gordura Trans, as organizações procuram sempre dizerem-se "ECOEMPRESAS".


Pois bem, voltando ao assunto inicial, procurei informar-me a respeito da situação da água que abastece minha cidade e mata minha sede...


Fiquei abismado ao saber como consumimos (e olha que minha cidade é pequena com apenas 11 mil habitantes) e como consumimos mal!


Além de haver gente safada que rouba água da represa para açudes particulares, nas áreas onde têm ventosas para diminuir a pressão do ar, muitos outros aproveitam para ali mesmo fazerem sua lavagem de automóveis e etc.


Mas esse ainda não é o mais grave. O que considero mais hediondo é ver que mesmo todo mundo sabendo que a água não é um bem infinito, desperdiçamos litros sem fim nos banhos demorados, com aquela louça engordurada de nossos péssimos hábitos alimentares, com nossos carrinhos empoeirados que tornam o ar menos respirável e etc.


Sabemos o que deve ser feito. Mas porque não agimos de uma forma mais responsável, olhando para os dias que poderão vir e que não serão lá tão bons de viver?!...


Eu quero ter um monte de árvores e arbustos na minha casa onde terá uma rede macia (todo cearense ama uma rede) e uma aguinha fresca pra beber.


Mas apesar dos jugos, sei que esse é um momento único. Há muitos que entregam o sangue por esta causa: cuidar do que é nosso, sem egoísmo ou mesquinhês... Na minha casa, sou de uma geração que procura não destruir e usar com mais responsabilidade do que Deus nos proporcionou - a Terra e tudo o que nela há.


Quero convidar você para agir com mais cautela. Não se precisa de 1/2 hora de banho debaixo do chuveiro aberto, não se precisa lavar a calçada com água potável...Podemos abandonar estes e outros atos para que possamos ter esse bem por mais tempo e com mais qualidade.


Aceita o convite?



Um comentário:

  1. VERDADEIROS AMIGOS SÃO COMO ESTRELAS
    NEM SEMPRE OS VÊ, MAS SABE QUE ESTÃO LÁ....
    UM ABRAÇO E BOM FINAL DE SEMANA

    ResponderExcluir