terça-feira, 5 de maio de 2009

O desastre das águas em Granja, região norte do Ceará
























Nos últimos dias, a cidade de Granja no Estado Ceará, está sendo arrasada pela forças das águas, que destroem os bens das famílias, causando principalmente, o sofrimento das mais humildes.
Segundo o Blog Granja Ceará, a cidade está com 5 distritos isolados por causa das chuvas, alguns, como Ubatuba, sem água, energia e telefone. Sendo que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e prefeitura estão prestando socorro as vítimas tanto na sede com na zona rural, sendo a zona rural mais complicado pois as estradas estão todas interditadas. Jandinha acalmou a população, assegurando que não há possibilidade da abertura das comportas de açude algum da Bacia do Coreaú, e que o enchente do Rio Coreaú é devido as chuvas do leito do rio.
Segundo o Blog "I a Granja", os resultados são mais de cinco mil desabrigados, centenas de famílias sem ter onde morar, casas arrastadas, outras interditadas, doenças que se desenvolvem no período chuvoso prontas para entrar em ação. É a batalha desigual entre a natureza e o ser humano. Desde 1974 Granja não sentia tanto o peso de um inverno. No último final de semana as águas do Rio Coreaú não respeitaram divisas, ultrapassando todas as barreiras construídas pelo homem e avançando sem trégua rumo à população. Veja na reportagem abaixo, cenas da enchente, o posicionamento do corpo de Bombeiros e a palavra do Secretário de Gestão de Granja, Jander Filho.
Diante da catástrofe, já se começa as manifestações de solidariedade pois esses acontecimentos revelam a fragilidade de nós humanos ao sermos surpreendidos com as manisfestações da força da natureza.
Resta a nós ao menos ajudar em nossas orações e/ou doações.
Créditos das Imagens do Blog I a Granja?

Um comentário:

  1. Prezado
    Sou autor do blogue Granja Ceará e agradeço ao apoio em noticiar sobre minha cidade.

    Grato

    Lira Dutra

    ResponderExcluir