quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Onde as Redes Sociais vão parar?


Durante todos os dias somos bombardeados de tantas informações, casos e fatos que muitas vezes não acrescentam nada em nosso desenvolvimento, no mínimo nos desviam de nossas ações previamente agendadas.
Hoje pela manhã  li de relance aqui nesse site que segundo pesquisa  realizada pela consultoria Gartner em  11 países (6,2 mil pessoas entre 13 e 74 anos) os usuários das redes sociais - Facebook, Twitter e Orkut- estariam se cansando da rotina de acessos e interação nos sites e que hoje acessam bem menos que quando adentraram nelas. Do Orkut ninguém duvida, é nítida a diminuição do fluxo de interações dos usuários. O que mais me causou estranheza foi o Brasil ao corresponder em 30% dos entrevistados, dizer estar usando menos as redes.

Após ler o artigo, numa busca no Google, fui direto fazer login no meu perfil do Facebook e fiquei "cansado" de tantos "eventos" convidando para a missa de 7º dia da Norma. E era "Norma" em várias e várias postagens.
Tantas interações como a que cito acima demonstram que o "cansaço" por parte dos usuários não é preocupante para nosso cenário. Porém, outras questões começam a nascer diante do fato de uma novela prender tanta atenção do País. Sabemos bem das investidas dos autores: um assassinato misterioso, mortes de personagens que você nunca pensou que morreria, os mocinhos sempre sofrendo e dispostos a fazer o que for preciso para serem felizes com quem amam e por aí vai...é sempre o mesmo (e o que tem de gente fugindo da aula para ver o desenrolar dessa estória...).
Mas é uma questão cultural e nosso Brasil sempre prefere discutir um bom capítulo da Globo do que os assuntos que influenciam nossas vidas, como política, que somente é lembrada nas críticas "aos ladrões" nas "bodegas". Basta lembrar de assuntos importantes como o REAL assassinato de Chico Mendes que foi ofuscado pelo último capítulo de A próxima vítima - novela exibida em 1995. Não entrarei aqui nessa questão, mas não poderia de falar.

Mas pense comigo, se de fato os internautas se cansarem do Facebook, do Twitter e demais mídias e redes sociais, outras  irão surgir, as que hoje conhecemos irão se reinventar outro perfil de internauta vai nascer? O que o futuro nos aguarda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário