quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pois é, sua aparência ainda importa muito!


Ontem, numa conversa com uns novos conhecidos que fiz contato (candidatos a um novo trabalho, como eu), falávamos de aparência, de estilo de vida, carreira, religião, esporte e essas coisas que assombram ou embelezam nossa vida.
Conversamos do desejo simples de se ter uma tatuagem, de manter o cabelo mais cheio de personalidade e essas características que alguns jovens gostam como a de manter um certo estilo.
Falávamos sem pretensão nenhuma de se sobrepor acima da opinião do outro, mantivemos certo respeito pelo lado de cada um, até chegar nas revelações de que um tinha tirado o piercing da língua e da orelha, o outro tinha cortado o cabelo dread, outro  estava vestido diferente do que gosta.
Chegamos a conclusão muito óbvia de que ser quem se é, deve ser muito dosado quando se quer inserir no mercado de trabalho. Apesar de toda uma transformação, da abertura mental da sociedade (mudanças notáveis ou não, mas existem), de uma maior flexibilidade das ideias... Afinal, as mentes mais revolucionárias eram diferentes em seus hábitos e até sua aparência...
Mas não sentimos isso, não se vive isso. Eu, apesar de defender a liberdade, gosto mesmo de coisas bem acertadas, de ambientes mais formais, mas sei que é opinião minha, é uma vivência e desejo meu. Por isso nós jovens percorremos tantos caminhos, tantas seleções e entrevistas, tantas e tantas “pernadas” em busca do emprego na empresa certa para cada tipo de gente. O que vale é a criatividade nesse mercado maluco.
Encontrei nesse sentido, uma pesquisa na Revista Você S/A, edição 158, de agosto deste ano: Aparência impede o progresso.
“Desempenho fora do comum não basta. Para conquistar uma promoção, é preciso estar com ‘aparência em dia’. Uma pesquisa do CareerBuilder, site americano de empregos, lista as 11 características pessoais que mais barram o avanço da carreira:
Piercing                                 à 37%
Mau halite                            à31%
Tatuagem visível                    à31%
Uso de roupas amassadas        à 31%
Cabelo despenteado                à29%
Roupa muito casual               à28%
Excesso de perfume               à26%
Excesso de maquiagem          à22%
Baia/Escritório bagunçado      à19%
Unha mordida                       à 10%
Excesso de bronzeado             à 4%

Percebemos que ainda devemos ter muita atenção na hora de nos portarmos diante do empregador, uma vez que as seleções que somos submetidos são cada vez mais rigorosas, lógico que depende do emprego e do ambiente de trabalho.
Cabe aqui a visão do candidato que deve saber situar-se e agir de acordo com a situação. A melhor certeza é a sobriedade e manter seu foco.
Um outro ponto que quero tocar é a questão das seleções. Pessoas como eu, que buscam informações constantemente, que leêm sobre o assunto pertinente à busca de emprego e qualificação, passam pelo menos uma ou duas vezes na vida por um certo susto. Lemos coisas que deixam nossa mente condicionada a ver as seleções e selecionadores, entrevistas, das triagens ao retorno final (quando existem, em caso negativo) do modo diferente e muitas vezes longe da realidade.
Infelizmente a maioria das empresas não "perdem tempo" para dizer que infelizmente naquele momento você não demonstrou aptidão compor o quadro de colaboradores.
Simplesmente os RHs, DHs e similares departamentos esquecem que você se dispôs a estar ali, as vezes por semanas para ouvir que não tem o perfil que procuram.
São entrevistas que não medem sua capacidade mental, muito menos seu conhecimento, provas que nem sempre indicam o melhor profissional... é uma queixa não só minha, mas de uma série de jovens formandos e recém formados.
O que não pode é parar porque nas buscas demasiadas, encontraremos nossa oportunidade. O segredo é qualificar-se, é não medir esforços para lutar pelo seu espaço e, quando a oportunidade certa surgir, fazer valer a pena.
Só não pode é se tornar um profissional no futuro como o que você e eu criticamos hoje. Afinal somos uma nova geração e queremos um novo mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário