terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O mercado do sucesso constante - A outra face

Com o advento de carreiras ligadas ao acompanhamento personalizado da área comportamental, carreira e negócios (como coaches, mentores e terapeutas, por exemplo), percebe-se a tendência da venda de um estado que acreditam ser o de  "sucesso constante".

Metas batidas, livros que são recorde de vendas, imagens em redes sociais bem cuidadas, publicações nada espontâneas nas mídias.
O negócio vai muito além de ajudar na organização da vida do cliente (pessoa física ou jurídica). O intuito é fazer acreditar que esses ícones bem sucedidos são em todo tempo incríveis. É a teoria do carisma que afirma que o líder é o fator principal da liderança. O emergir de ícones.

O mercado atual revela as constantes criações de ídolos com perfil semelhante: são empresários, palestrantes, escritores, casados e felizes. Ah se sempre bem "fardados" em alguma grife "modinha" do momento. Acumulam vários cases de sucesso em sua jornada.
É fato que ninguém contrata um profissional sem portfólio. Mas há uns que dizem ter mais horas de serviços prestados do que a quantidade de anos vividos (isso é sério, já ouvi em uns vídeos no YouTube).


Ao mesmo tempo que montam esse esquema, aumentam um vínculo, muitas vezes forçando pessoas a serem dependentes de seus serviços ou "palavras mágicas" através de técnicas ou contratos com seus CNPJ s.
Até aqui tudo bem, boa parte das empresas fazem isso, gerando a dependência de suas soluções.
O caso aqui é a sociedade está mudando e o comportamento dela também. Até quando você acha que esses ícones do status permanecerão no mercado?

Observei que as empresas líderes no mercado de treinamento de Fortaleza usaram o mesmo discurso: "Não há crise", "Nosso ano foi o melhor resultado de todos os tempos" ou o "Yes! Yes!".
De fato na Consultoria que trabalho também foi o nosso melhor ano.
Mas foi o ano mais trabalhoso de todos os tempos!
É bom lembrar que foi um ano de muita inadimplência e de abertura de novas parcerias. Mas há  e houve um preço alto a ser pago.

Antes de pensar em sucesso, você deve mensurar todas as etapas. Acredite, nem tudo que está nos outdoors da cidade é verdade. Gurus e personalidades "amazing" são como eu e você.

Você precisa construir cada momento, corrigindo-se, adaptando-se, aprendendo e reaprendendo.
Sucesso é palavra de definição pessoal.
Que tal construir sua própria?


Nenhum comentário:

Postar um comentário