quarta-feira, 4 de março de 2009

Em nossas vidas, são elas que predominam...




Em minha sala, são a maioria... Mas parece que não é somente nas salas dos pólos da UNIDERP...




Na semana das MULHERES, quero deixar alguns dados sobre aquelas que são responsáveis pelo desenvolvimento de nosso País, além de fazerem de nossa existência a mais gostosa possível...


A todas as colegas,professoras e demais colaboradoras, minhas sinceras congratulações e espero que gostem de minha humilde homenagem!




De cada cem brasileiros com idades entre 18 e 64 anos, cerca de 13 desenvolvem alguma atividade empreendedora, seja no comércio ou no setor de serviços. Isso faz com que o Brasil ocupe a nona posição entre os países com maior número de pessoas que abrem negócios. A principal motivação do fenômeno, no entanto, não é a inovação, mas a necessidade.
Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e foram divulgados no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), na capital paulista. A pesquisa GEM no país tem apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O levantamento revela que, pela primeira vez desde que a pesquisa GEM começou a ser feita no Brasil, em 2001, o nível de empreendedorismo entre as mulheres ultrapassou o dos homens: em 2007 as brasileiras representavam 52% dos empreendedores adultos, entre 18 e 64 anos, contra 29% em 2001.
De acordo com os pesquisadores que apresentaram o estudo em São Paulo, esses dados confirmam a tendência apresentada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2006) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indica que as mulheres buscam novos negócios para complementar a renda familiar e por estarem cada vez mais assumindo, nos últimos anos, o sustento do lar como chefe de família.
E a necessidade é fator marcante de motivação para a mulher iniciar o empreendimento: em 2007, enquanto 38% dos homens empreenderam por necessidade, essa proporção aumenta para 63% entre as mulheres.
“O Brasil está observando uma revolução feminina em meio à pobreza nacional. Nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, apesar de serem minoria no mercado de trabalho, elas são as que mais se beneficiam com os programas de microcrédito ao pequeno empresário”, observou Marcelo Néri, da FGV.


Um texto muito bom que encontrei está neste link : http://www.administradores.com.br/artigos/mulher_no_mercado_de_trabalho/21870/

Ah, esse site é muito bom e recomendo a todos (os futuros e os que já são administradores). É só se cadastrar e desfrutar desse mundo paralelo, mas muito real.

Um comentário: